O Vale do Taquari localiza-se na área central do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. As distâncias, em média, de 120 quilômetros de Porto Alegre (capital do Estado) e de 60 quilômetros da Serra Gaúcha, além da malha rodo-hidro-ferroviária, colocam a região numa posição estratégica favorável ao desenvolvimento socioeconômico.

Com 4.821,1 km² de área e 329.258 habitantes, conforme o Censo Demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2011, a região situa-se às margens do Rio Taquari e afluentes e é formada por 36 municípios.

O Vale é uma terra de muitas riquezas, considerado o terceiro mais fértil do mundo, além de ser o território onde se concentra uma das maiores diversidades econômicas do Rio Grande do Sul.

O povoamento iniciou por volta do século XVIII com a chegada dos açorianos, seguido de alemães, italianos, poloneses e austríacos. Juntamente com essa herança cultural estão ainda as tradições gaúchas que, em conjunto, formam um mosaico étnico-cultural regional.

DADOS DA REGIÃO

  • População Total (2011): 329.258 habitantes
  • Área (2011): 4.821,1 km²
  • Densidade Demográfica (2011): 68,3 hab/km²
  • PIB per capita (2009): R$ 19.033
  • Exportações Totais (2010): U$ FOB 412.178.518

TURISMO NO VALE DO TAQUARI

Sob coordenação da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), a região tem se destacado no setor turístico, oferecendo aos seus visitantes atrativos culturais, belezas naturais exuberantes e arquitetura marcante, onde os turistas que visitam a região têm a certeza de terem percorrido um dos lugares mais deslumbrantes do interior do Rio Grande do Sul.

A região, que é rodeada por extensos vales e montanhas e circundada pelas águas do Rio Taquari, preserva a arquitetura e os costumes herdados dos imigrantes europeus e possui um relevante número de propriedades rurais com atividades turísticas incorporadas em sua rotina.

O Vale do Taquari conta hoje com oito roteiros turísticos que viajam pelas lembranças do passado até as riquezas atuais: a Rota Caminho dos Moinhos; a Rota da Erva-Mate; a Rota Germânica; a Rota Turística Trilhas e Memórias; o Roteiro Delícias da Colônia; o Roteiro Encantado; o Roteiro Taquari Açoriana e o Tour Lajeado.

Uma gastronomia farta e variada, artesanato diferenciado, agroindústrias – destaque para os produtos coloniais elaborados de forma artesanal – compras, religiosidade, eventos variados, festas típicas, aliadas a elementos da natureza, tais como flora, fauna, clima, cascatas, grutas, estão entre os atrativos do Vale do Taquari.

A REGIÃO POSSUI

  •  Agências de viagens: 35
  • Centros de lazer: 17 entre balneários, campings e parques
  • Meios de hospedagem: 57 • Estabelecimentos de alimentação e bebidas: 241
  • Shoppings e centro de compras: 2