O Vale do Rio Pardo localiza-se no centro do Estado do Rio Grande do Sul. Com 14.361 km² de área e 418.000 mil habitantes, conforme o Censo Demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a região é formada por 23 municípios, sendo Santa Cruz do Sul, a cidade pólo, que está localizada a uma distância de 155 km da capital, Porto Alegre.

Os segmentos turísticos de maior expressão na região são o turismo ecológico, rural, cultural, religioso, esportivo e, principalmente, o turismo de eventos e negócios. Entre diversos eventos que acontecem na região, podemos destacar: a Oktoberfest e o Encontro Nacional de Artes e Tradições Gaúchas (Enart), realizados em Santa Cruz do Sul; a Festa Estadual do Feijão, em Sobradinho; a Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), em Venâncio Aires; Expocal, em Pantano Grande; e, na Semana do Município de Vera Cruz, destaca-se a Gincana Municipal e a Festa da Produção.

TURISMO NO VALE DO RIO PARDO

A Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp) é a janela do turismo do Vale do Rio Pardo e Centro-Serra. Sua fundação se deu para fomentar o turismo, seja por meio da organização dos municípios e seus empreendedores, seja pela divulgação de suas potencialidades.

O Vale do Rio Pardo conta com os roteiros turísticos: Rota Germânica do Rio Pardinho, Roteiro Caminhos da Imigração, Caminhos da História de Rio Pardo, Rota dos Casarões, Caminhos da Serra Geral, Caminho dos Tropeiros, Rota do Chimarrão e Roteiro de Turismo Rural Verde Vale.

A região dispõe de oferta variada de meios de hospedagem e estabelecimentos de alimentação diversificados, além de opções de lazer como museus, cinemas, canchas de bocha, bolão e boliche, campos e ginásios para a prática desportiva, associações recreativas e casas noturnas. A cultura e a gastronomia da região são diversificadas, influenciadas pelas tradições das culturas italianas, portuguesa e alemã.